Fundado em 20/08/2005, estamos sediados em Toledo, PR.
Se você procura aventura, amigos e desafios, venha nos conhecer.
As atividades acontecem aos sábados, a partir das 14 horas, em nossa sede própria, no final da Rua Vergílio Diel, Jardim Concórdia.
Contato: gevicentino.secretaria@gmail.com
Estamos no Facebook: www.facebook.com/EscoteirosToledo

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

sábado, 4 de setembro de 2010

ASSEMBLÉIA DE GRUPO

CARTA AOS PAIS

CARTA AOS PAIS

Senhores Pais,

O Chefe Escoteiro Elmer Pessoa, do Grupo Escoteiro Morvan – SP/55, de Santos, SP, escreveu a respeito da participação dos pais na vida escoteira dos seus filhos.
Com sua autorização, estamos divulgando-a, considerando ser muito importante também para o futuro do nosso Grupo Escoteiro.
Esperamos que a mesma possa despertar ou intensificar nossa responsabilidade perante o futuro dos nossos filhos.

Grande abraço,

Dirigentes e Escotistas do Grupo Escoteiro Vicentino – PR/173


VISTA A CARAPUÇA... SE LHE COUBER!
É mais ou menos assim o dito popular, há muito conhecido...

Dirijo-me nesta oportunidade, aos pais. Não aos pais com que tenho freqüentes contatos. Não aqueles que nos ajudam no Grupo ou mesmo, que, com alguma constância, nos visitam na sede...

Talvez devesse dizer, o que escrevi, numa reunião de pais, mas seria injusto e inoportuno, não atingindo aqueles em que mais devo chegar, porque esses, como seria de se esperar, não estariam presentes...

O Escotismo tem como propósito contribuir para que os jovens assumam seu próprio desenvolvimento, especialmente do caráter, ajudando-os a realizar suas plenas potencialidades físicas, intelectuais, sociais e espirituais, como cidadãos responsáveis, participantes e úteis em suas comunidades.

Não cabe ao Grupo Escoteiro abrigar jovens com sérios problemas, com profundas carências de formação, rebeldes e, até viciados. Para casos extremos existem instituições apropriadas, com profissionais especializados para lidar com os casos que sejam indicados acompanhamento médico.

Procuramos formar as gerações futuras, trabalhando com os valores universais, para fazer deles cidadãos úteis e compromissados com seu próximo. Formar líderes e liderados responsáveis, que participem em sua comunidade, entendendo que convivemos com pessoas diferentes umas das outras.

Portanto, nós Escotistas (ou Chefes Escoteiro), nos propomos a ajudar. Mas não assumimos sozinhos a tarefa que, sobretudo, cabe aos pais. São muitos os pais que se preocupam com os filhos... Mas notem como são raros os que se ocupam com eles! Como é difícil reuni-los para conversar sobre seus filhos!

Quantos são aqueles pais que mandam os filhos para a sede do Grupo ou para o acampamento, para ficarem livres para seus programas ou descanso. Alguns confundem Escotismo com creche, enquanto outros julgam ser o Grupo uma casa de correção de menores e pedem que sejam recebidos os filhos com os quais não sabem mais o que fazer. E há ainda aqueles que não sabem ou nem querem saber de que estão os filhos participando!

Outros até vibram com a grandiosidade do Movimento Escoteiro, mas nada fazem além de vibrar. Vibram porque, na verdade, encontraram alguns abnegados que, por acreditar nos valores contidos na Lei e Promessa Escoteira, ocupam seu tempo educando os filhos dos outros. 
Todos se acham ocupados, como se os Escotistas e Dirigentes não o fossem. Esses pais não têm tempo para uma reunião, que afinal, é de seu próprio interesse. Seu tempo está tomado por coisas mais importantes: o televisor, o clube, a roda de amigos, o esporte, os negócios... Como são importantes os negócios! É preciso dar status ao filho, comprar o último modelo de celular, o DVD, aquele som e, talvez, até ir pensando num carro para a sua formatura, ainda bastante longe!

Inversão de valores... Talvez aquele menino valorize muito mais, sentar num canto, mesmo no chão e conversar com o pai, brincar com ele, sentindo a atenção e o afeto de seu herói...

É incrível uma constatação freqüente, como são muitos os pais que não conhecem os filhos e estes àqueles, mesmo morando sob o mesmo teto.

Não há tempo para perder com o Grupo Escoteiro! Existem os Chefes e os Diretores para cuidarem disso. Lamentável equívoco! Estes são tão ou até mais ocupados que aqueles que assim pensam! Apenas, acreditam nos valores para os quais, talvez, aqueles pais não tenham despertado. Estes Chefes e Diretores investem seu tempo na juventude porque nela acreditam!

Compreendemos o comportamento de alguns. O Escotismo, na interpretação de seu círculo social, não dá a projeção e o status que eles desejam. Realmente a sede é modesta, os móveis simples, geralmente doados por algum colaborador. Mas quantos estão tentando mudar esta situação?

-“O que diriam meus amigos se me vissem numa barraca de quermesse vendendo cachorro-quente ou no meio da criançada, conversando com elas?” Entre aqueles que assim pensam, estão alguns que se sentem importantes por trazerem na lapela do paletó, o distintivo de alguma congregação de figurões da sociedade.

Realmente, no Escotismo, não há lugar para esse tipo de pessoa. Não há lugar para aqueles que buscam prestígio à sombra dos outros. Porém, precisam e muito daqueles que, pelo seu trabalho, pelos seus predicados pessoais, pela sua participação na comunidade, pelo seu próprio prestígio, possam servir de exemplo aos jovens!

Caros pais juntem-se a nós que, unidos, faremos a diferença!
E, assim, poderemos tornar realidade o dito: “Mais Escoteiros, melhores cidadãos!“

Elmer S. Pessoa – DCIM
GE Morvan – SP/55 – Santos, SP

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Pioneiro TIAGO HICKMANN faz parte de equipe que desenvolve inovação tecnológica para melhorar a qualidade de vida de deficientes visuais

O Pioneiro Tiago Inácio Hickmann, membro do Grupo Escoteiro Vicentino de Toledo desde a sua fundação, quando ingressou como Escoteiro, faz parte de uma equipe que está desenvolvendo um guia com sensor de obstáculos para deficientes visuais.

A matéria completa sobre o assunto pode ser lida no link http://www.utfpr.edu.br/toledo/estrutura-universitaria/assessorias/ascom/noticias/noticias/bengala-com-sensor-e-testada-por-deficientes-visuais.
Tiago irá apresentar o projeto em um evento que acontecerá em Outubro, na cidade de Cornélio Procópio.

Parabéns ao Tiago!